Quebra Pedras

BLOG DEDICADO A ALUNOS DE GEOLOGIA

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

USO DA LUPA DE MÃO E BINÓCULOS

A lupa de mão é uma peça essencial do equipamento para a observação detalhada de todos os tipos da rocha e material fóssil. A maioria tem uma lupa com magnificação 10 × e alguns contêm uma lupa 10 × e uma lupa 15 × ou 20 ×. Se a sua visão é pobre, uma lupa de melhor qualidade muitas vezes vai ajudar, especialmente uma lupa maior. Também é possível obter lupas com luzes embutidas, que podem melhorar consideravelmente a imagem.

Para usar a lupa de mão, certifique-se de que está em pé firmemente ou sentado. Examine o espécime cuidadosamente primeiro a olho nu para encontrar uma área onde é fresco ao invés de intemperizado ou coberto de musgo ou líquenes ou algas e também para que você possa ver onde existem áreas de interesse, como grãos bem definidos ou cristais. Se necessário, para assegurar que quando você olha através da lupa você tem a área correta, coloque a ponta do dedo ou a ponta do polegar como um marcador adjacente à área de interesse identificada com seu olho nu. Coloque a lupa a cerca de 0,5 cm do olho. Em seguida, mova gradualmente a rocha se for um espécime de mão, ou você mesmo e a lupa se estiver examinando uma exposição, até que a maioria do campo de visão entre em foco (geralmente cerca de 1 a 4 cm de distância). Nem toda a superfície da rocha estará em foco ao mesmo tempo por causa de sua desigualdade. Você precisará girar a amostra de mão ou mover sua posição para olhar para diferentes áreas. No caso de algumas rochas metamórficas e depósitos sedimentares de carbonato, também é útil examinar uma superfície degradada, porque os minerais ou grãos às vezes escapam e são muitas vezes mais fáceis de ver.



Os binóculos podem ser muito úteis durante o trabalho de campo. Podem ser utilizados , por exemplo, para avaliar o acesso em regiões de montanha. No entanto, o seu uso mais comum é para obter uma melhor visão dos detalhes dentro de partes de uma exposição que são impossíveis de alcançar com segurança, ou são simplesmente melhor vistos a distância (por exemplo, geometria de características tais como falhas e preenchimentos de canais de rio). Eles são particularmente úteis para examinar o detalhe dos contatos entre diferentes unidades em falésias verticais do mar e frentes de pedreira. Uma ampla gama de binóculos leve de boa qualidade está disponível no mercado.

NOTA: Texto extraído e modificado (tradução livre) de: COE, Angela L. Geological Field Techiniques. UK : Wiley-Blackwell, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário