Quebra Pedras

BLOG DEDICADO A ALUNOS DE GEOLOGIA

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PERFIL DO GEÓLOGO

Imagine que você foi contratado como assistente de geólogo de campo. Esse provavelmente será o seu primeiro trabalho em geologia, e você estará compreensivelmente ansioso sobre os desafios que o esperam. A graduação em geologia o preparou para este trabalho; se executá-lo bem, você pode até mesmo ser convidado a permanecer na empresa. Certamente, um período de experiência de trabalho no campo vai torná-lo muito mais empregável no futuro. Mas o que você vai fazer todos os dias no campo?

O que os empregadores querem que você saiba sobre geologia de campo?


Baseado em uma pesquisa de instituições governamentais, indústrias e, empresas de consultoria que empregam geólogos de campo, realizada pela geóloga ML Bevier em Vancouver, British Columbia, de 1994.

Um geólogo de campo bem sucedido é um multifuncional "pau para toda obra" com princípios geológicos sólidos, mas também tem uma série de habilidades complementares, sendo elas: bem organizado, possuidor de bom senso, e tendo a capacidade de manter uma atitude positiva em inúmeras situações. Ele ou ela percebe que uma preparação cuidadosa começa antes de um projeto, inclusive tornando-se familiarizado com o trabalho anterior na área e falando com outras pessoas que trabalharam lá, é tão importante quanto fazer o trabalho de campo. Um geólogo de campo deve ter excelentes habilidades de observação, ter a capacidade de fazer medições precisas e estimativas de comprimentos e quantidades, e ter pelo menos alguma experiência em petrologia e mineralogia, geologia estrutural, geomorfologia, estratigrafia e paleontologia.

A capacidade de traduzir uma representação tridimensional de dados de mapas em uma seção transversal também é parte vital do repertório de um geólogo de campo. Mapas e bancos de dados digitais associados que armazenam grandes quantidades de dados geológicos em camadas são agora padrão no ambiente de trabalho profissional, e tornam possível para qualquer um criar mapas temáticos derivados ou consultando um banco de dados seletivamente. O estudante de hoje precisa ser capaz de integrar técnicas de mapeamento tradicional, com a captura e manipulação de dados digitais. No entanto, a sua capacidade para enfrentar os desafios especiais de um projeto de campo específico, sejam eles científicos, pessoais ou logísticos, é mais importante para empregadores do que o fato de que você esteja familiarizado com um programa específico de mapeamento computadorizado, o qual pode ser substituído em futuro próximo (embora esta habilidade possa ser um bônus).

Como você aprende geologia de campo?

Desenvolvendo:
- experiência prática com uma variedade de conjuntos de rochas, terrenos e climas.
- capacidade de interpretação e de sintetizar uma grande quantidade de dados aparentemente díspares em uma interpretação geológica de uma área.
- a competência de utilização de métodos digitais para registro de dados, produção de mapas geológicos e mapa de dados para consulta de forma seletiva
- a capacidade de caminhar, descrever estratos, medir estruturas, e desfrutar (ou suportar) o clima e o terreno.
- combinação de cursos específicos em subdisciplinas de geologia, tais como mineralogia, petrologia, geologia estrutural e geomorfologia;
- competências básicas ao ar livre e de resolver problemas no campo.

SEGURANÇA E ETIQUETA NO CAMPO

Certifique-se de que você ou um dos membros do grupo de campo tem o equipamento correto e que está tudo em bom estado de funcionamento. Isto inclui não apenas os itens de segurança específicos, mas também os meios para se localizar e retornar por um caminho seguro para a civilização (por exemplo, mapa e bússola e/ou GPS) e bebida para o tempo que você vai gastar no campo, juntamente com algumas rações de emergência, roupa suficiente para o intervalo esperado de condições meteorológicas, um kit de primeiros socorros e os meios de levantar os serviços de emergência (telefone, celular, rádio). Pelo menos um membro da equipe deve ser treinado em primeiros socorros.

O domínio da etiqueta inclui tópicos como: impacto ambiental, comportamento pessoal, obtenção de autorização para entrar em propriedades privadas. Sempre lembrar que você é um embaixador da profissão cada vez que você for para o campo e agir em conformidade.

Assuma a responsabilidade por suas próprias ações.
Deixe portões e propriedades como você os encontra.
Respeite a privacidade de outras pessoas e/ou sensibilidades culturais.
Não perturbe plantas e animais.
Não deixe nada para trás.
Não martele nem colha amostras a menos que seja necessário.
Siga os sinais e instruções do proprietário.

Muitos países têm conservação ou locais protegidos de interesse biológico e/ou geológico. Estes locais estão protegidos da construção de edifícios, mas também podem ser aplicadas regras especiais para amostragem de material in situ e, por vezes, até mesmo para material solto. A conservação é uma questão específica para os sítios fossilíferos.

NOTA: 
Texto extraído e modificado de:
COE, A.L. Geological Field Techniques. UK : Wiley-Blackwell, .

BEVIER, Introduction to Field Geology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário